Néctar dos Deuses – Leite de amêndoas

Mais um artigo de Arte na Cozinha. 🙂

2014-04-23 09.11.03

Recentemente recebi a visita de uma amiga querida do Chile. Ela se tornou vegetariana há mais ou menos um ano e já está se movimentando para se tornar vegana. Eu, acomodada por fatores sociais, me mantive vegetariana apesar de buscar comprar ovos de galinhas criadas soltas e ter baixa tolerância a lactose, com isso consumo bem pouco leite e derivados.

Tentei consumir os leites alternativos industrializados mas além de serem muito caros no Brasil, vem em tetra-pack que eu evito comprar. Li em algum lugar que não fazem bem, mas não me aprofundei no assunto.

Enfim, já havia lido receitas e tudo, mas até passar pela experiência de fazer o leite de amêndoas com esta amiga, não acreditava que realmente fosse tão fácil!

Fui iniciada na produção de leite e posso afirmar que estou tão feliz que acabei comprando um liquidificador novo, desses de copo de vidro. No embalo ainda me empolguei em fazer suco verde quase todos os dias.

Como uma boa geminiana, quero tudo rápido, ágil. A receita se encaixou super na minha rotina. Compartilho com vocês:

A receita é por proporção, eu uso minha mão como medida mas pode usar uma xícara se preferir.

2014-05-02 20.05.12

Você coloca as castanhas de molho antes de ir dormir. Segundo minha amiga, isso as “ativa”. As castanhas de cajú dão uma textura um pouco mais cremosa, mas pode fazer só de amêndoas se preferir. Se quiser adicionar um punhado de côco desidratado fica muito bom também. Hoje, por exemplo, estou testando com alguns damascos secos. Depois conto como ficou.

De manhã você joga a água fora (se colocar o côco, use a mesma água), jogue as castanhas no liqüidificador com 4x a medida de água. Se deixar uma xícara de castanhas de molho, serão 4 xícaras de água. Eu faço uma cumbuca de cereal cheia, isso me rende um pouco mais que um litro de leite.

Bata tudo, coe em uma peneira fina. Tem gente que usa pano de prato mas acho muita bagunça, tenho usado um filtro de café, desses re-utilizáveis, e coa perfeito!

2014-05-03 08.27.31

Vai sobrar esse “bagaço” de castanhas. Utilizável em um monte de receitas. Já misturei azeite e ervas para virar patê e no momento estou experimentando cookies. Quando aprimorar a receita compartilho.

O leite fica muito saboroso! Você pode adicionar açúcar (eu tomo sem), bater com frutas (já fiz com manga e com banana, ficaram deliciosos), ou tomar como costuma fazer normalmente, com café, no cereal, com ovomaltine. Tudo muito bom! Aproveitem.

Deixe um comentário

