Tutorial: Armário antigo com roupagem nova, inspiração oriental

 

2015-09-16 11.14.16-1

Meu segundo tutorial para vocês!

Escolhi uma pintura em móvel para incentivar o pessoal que como eu, curte transformar peças antigas em algo novo.

Mais uma vez usarei de um trabalho que executei recentemente para explicar a técnica e oferecer um guia para quem quiser tentar algo parecido.

Aqui transformei um armário embutido que apresentava um tom de madeira super diferente do tom do piso – o que incomodava muito a cliente – em uma peça de destaque em estilo oriental.

Antes:

1antes

O que você irá precisar:

– ¼ de tinta látex acrílica marrom, ou da cor que escolher para a base

– ¼ de tinta látex branca

– pigmento líquido preto, marrom, vermelho e roxo

– pincel largo ou rolo (abaixo explico melhor porque opto pelo pincel)

– pincel fino para os galhos e pincel ultra-fino para contorno

– lixa fina

– 2 ou 3 panos velhos

Coloque uma roupa velha e mãos a obra!

Primeiro você precisará preparar a base. Quando uma peça de madeira possui verniz ou tinta, você precisa dar uma “quebra de lixa”, o que nada mais é: deixar a peça fosca para criar aderência à nova tinta. Particularmente, acho essa a parte chata do processo, mas depois, só diversão!

lixa

Após lixar, remova o pó com um pano úmido. Livre de resíduos, a peça está pronta para a base. Eu usei um pincel largo mas você pode aplicar com rolo que é mais rápido. Eu opto por pincel porque ele deixa algumas manchas de forma orgânica e acabo usando apenas uma demão (sim, se diz demão e não mão). Quando se usa rolo, as marcas ficam retas e feias, o que cria a necessidade de demãos suficientes (2 ou 3) para que a base fique homogênea.

2base

Deixe a tinta secar e comece a pintura das manchas de aquarela. Você irá usar a tinta SUPER diluída em água. Ela inclusive irá escorrer mas para este trabalho ficar bonito, você deve secar os escorridos a medida que pintar. Você pode usar a mesma tinta que escolheu para a base, com uma “esguichada” de pigmento extra para deixar mais escura (um pouco de preto e um pouco de marrom, ou vermelho, depende do tom que preferir). Tenha um trapinho à mão e comece de cima para baixo, fazendo movimentos em ‘X’ com um pincel largo, deixando mais tintas em alguns lugares. O resultado será esse:

3manchas.jpg

Agora está na hora de entrar com a árvore! Você pode começar com os troncos maiores, atravessando o armário usando um pincel médio/fino. Eu usei um tom areia para o tronco. Você alcança esse tom misturando um pouco de pigmento marrom no branco. Você vai usar pouca tinta, então misture só um pouquinho num pote pequeno (eu uso muito copinho de requeijão ou vidrinho de geléia).

4troncos

A partir do tronco, você elabora o preenchimento com galhos menores usando um pincel fino.

5galhos.jpg

Para uma composição boa, você deve usar 2/3 da área com preenchimento de tronco, deixando 1/3 de “respiro” apenas com o fundo. Quando preenche por completo o espaço fica saturado e vai parecer mais um papel de parede que uma pintura especial. Agora pode pintar as flores, começando com uma base branca para elas. Como não é um projeto realista, você pode fazer tipo “pom-pom”, deixando algumas mais tipo estrela para o contorno ficar legal.

6flores

Vamos detalhar! Agora entra o pincel ultra-fino para fazer contorno. Você irá usar o marrom escuro que usou para manchar o fundo.

7detalhamento.jpg

8contorno.jpg

Agora entra o toque final: sombreamento! Com a mesma tinta, super aguada, você dará sombreamento aos galhos. Com uma tinta violeta, também aguada (misture o pigmento violeta em um pouco de tinta branca), você dará profundidade às flores:

9sombreado.jpg

Este é o resultado final. Aconselho começar com uma peça pequena para desenvolver o traço e a técnica. Depois pode partir para móveis grandes como este.

10final.jpg

E claro, para quem quiser contratar um profissional para executar o trabalho, é só chamar! Orçamentos pelo email: fercaggiano@gmail.com

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s